quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CERTO OU ERRADO???


Oie gente !!!
Há duas semanas que penso numa frase dita por um amigo e de a maioria das vezes estou sempre nadando contra a maré.

Afinal, se 99% das pessoas pensam de certa forma e todas as pesquisas daqueles cientistas loucos indicam é porque deve estar correto e você deve estar equivocado.

O problema é que os argumentos apresentados nessas teses científicas, pesquisas, constatações reais, não me deixam convicta de que estou errada, apenas perco noites de sono (rsrsr) imaginando como são diferentes os conceitos de certo e errado, fracasso e sucesso, “ser ou não ser” e que na grande maioria das vezes eu estou do lado da minoria esmagadora. (será que isso quer me dizer algo importante?? rsrs)
A frase (como assim que frase??) ...a fraseeeeee do meu amigo, rsrsrs.

Estávamos falando dos filhos e da educação, então ele me disse assim:

_”Quero muito que ela seja aceita no melhor colégio porque quero que ela seja uma adulta de sucesso”.
Foi tão automática a minha pergunta: “O que é um adulto de sucesso??”, que praticamente as palavras saíram da minha boca sem perceber.
Discutir sobre educação ou o quê é mais importante durante a infância é tão complexo, tão relativo ao meio em que a criança convive, mas tenho algumas opiniões formadas a respeito que não pretendia mudar e agora sinto necessidade de pelo menos discutir.

Estamos cercados de pais preocupados com o futuro (brilhante) de seus filhos, com agendas cada dia mais lotadas de cursinhos que muitas vezes deixam os adultos de longe menos atarefados.

Inglês...reforço...balé...judô...natação...
Nutricionista...fonoaudiólogo...terapeuta...

Chego a pensar que ocupam demais as crianças porque não querem estar com elas, ou já é o meu complexo de viver longe dos meus que me deixa assim.

A criança tem uma atividade para cada meia hora do seu dia, seus trilhos que seguem para o futuro brilhante não podem parar, é um plano aparentemente infalível.

Mas, qual o horário de ser criança??
Como assim??
Aquele horário de brincar, relaxar, sorrir... ficar de bobeira, respirar...

Aquela frase: “Saudades do tempo de criança sem preocupações”, acabou, já era, esta ultrapassada, pertence a outra geração. Mas tenho quase certeza que essa geração é mais equilibrada, mas preparada pra ouvir um NÃO e continuar a viver normalmente.

Não sei até onde uma criança preparada para o sucesso brilhante segura a barra de não entrar na faculdade perfeita e no curso perfeito (que muitas vezes é perfeito para os pais), não passar no concurso perfeito, não namorar a pessoa perfeita.
A gente, sei que sou exagerada, mas nesse caso, não é exagero, é constatação. Nossos jovens estão desequilibrados, perdidos. Alguns perseguindo sonhos de satisfação pessoal dos pais ou da “maioria”, outros buscando nas drogas o refúgio para camuflar a falta de estrutura para ouvir os “nãos”.

O equilíbrio é o ponto fundamental da coisa.

Entre: >jamais perder um dia de aula / deixar a criança ir no dia que quiser.
         >8,0 é terrível, precisamos de um 10,0 sempre / nem ver o boletim
         >andar de bicicleta na hora do reforço de línguas estrangeiras??? Já pro banho!!!

Por ai vai...

As fases não devem ser engolidas, necessitamos vivê-las.

Particularmente sinto que perdi a minha adolescência, sempre levei a sério demais a vida (cadê Mário me chamando hoje de “sem adolescência”, rsrsr...) e olha aí o resultado: prestes a completar 34 anos achando que serão 14...xiiiiiii...rsrs

Rigor, regras, sucesso são fatores importantes na vida, mas até onde isso vai tornar uma pessoa FELIZ, SATISFEITA é uma questão beeeeeeeeem mais complicada.

Ver uma adolescente linda e promissora com problemas mentais depois de não conseguir entrar na faculdade que a mãe idealizava, reforça a minha idéia de que não somos IGUAIS e que precisamos ouvir o que nossos jovens querem, não estamos lidando com robôs, estamos lidando com pessoas que ao contrário do que muitos de nós pensamos: SENTEM, SONHAM, PREFEREM.

Ter um filho: advogado, médico, engenheiro é o sonho de muitos pais, porém creio que seja mais importante saber se esse filho compartilha desse sonho.

Espero sinceramente que eu esteja fazendo a coisa certa .

Se eu estiver sendo uma mãe irresponsável, por favor, alguém me abra os olhos.

Xerooooooooooooooo.

PS-(em tempo) Ontem a noite não tive aula e fui pra casa cedo, dai perguntei a minha ANA:
_Porque você tomou banho pra dormir e está de roupa nova?
ANA:
_Ha mainha, não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.

:O (eu tb fiquei boqueaberta...kkkkkkkkkkk)

5 comentários:

Igor Otávio disse...

Quem tá perdido não é a criança, e sim os pais.

Criança é criança e quer mais que tudo se foda...

adulto é qeu fica cheio de palhaçada, tentando projetar nas crianças tudo aquilo que ele mesmo não conseguiu ser.

Ols pais é que não sabem o que fazer...

as crianças vão encontrar os próprios caminhos... sempre encontram..

E Inha, pára de pensar nessas coisas, que isso dá rugas e cabelos brancos, e faz o peito cair.
(e se for homem, fica broxa ou vira viado)

Viva e deixe viver!
não sufoque as crianças...

Gostei do assunto.. vou até continuar em outro coment... please wait!

Igor Otávio disse...

Lá no karate, vejo várias crianças qeu são obrigadas a treinar, só porque os pais querem...

Eles vão, contra a própria vontade, às vezes até fingem qeu gostam, mas é só pra agradar os pais..

maior bobeira...

desperdicio do próprio tempo da criança, do tempo dos pais que vão levá-las e do meu tempo que tenho que ficar meio que forçando a barra ou mantendo a "imagem"...

E desperdício de dinheiro, também.

E detalhe, alguns adultos pensam qeu criança não pensa, não sabe o que quer, não tem vontade própria.. é lógico que têm.

Ah... mas eu já cansei de falar nisso..

que estranho.. ainda pouco estava animadão pra falar dessas coisas.. agora, já perdi a vontade...

pois é como o velho ditado mesmo, né: vontade é coisa qeu dá e passa...
enfim..

Inha, seu colega (ou amigo dessa conversa aí) é viado?

Responda-me pelo e-mail, please!

Unknown disse...

A música: "Como nossos pais nos aguentam" conta um pouco sobre isso...

Unknown disse...

Amiga...

Tenho que concordar contigo em muitas coisas, principalmente na forma errada que os filhos vem sendo tratados hj em dia.

Primeiro que acho que cada pessoa tem que viver intensamente cada fase de sua vida para não ficar preso numa fase, ou tentar vivê-la fora de ordem... a geração de pessoas perdidas nasce disso, da quebra de fases.

Não discordo com obrigações, mas concordo em dar espaço para a pessoa se encontrar... e, no caso, a criança poder se expressar com a liberdade de uma criança.

Não sei como agiria com um filho meu, mas com certeza iria gostar que ele pudesse ter a liberdade de se expressar, vivendo as coisas de criança... brincando e se divertindo.

Não quero um filho frustrado, mas não quero um filho que não saiba respeitar as pessoas e nem que se meta em papo de adulto... criança tem que ser criança, vendo programa de criança, ouvindo música de criança e brincando como uma criança...

Por isso digo que demorei a chegar onde eu cheguei, mas cada escolha foi minha e qdo tiver o meu rebente, espero poder orientar ele e dar a ele a liberdade de ser quem ele é, mas de forma orientada, sem nunca faltar amor e nem limite...

Quero um adulto compromissado com a honradez, a educação e a felicidade... o resto é consequência...

tony disse...

ocupam demais as crianças porque não querem estar com elas [2], e o resto o Igor disse. A sua geração e a minha, não foi criada para saber valorizar filhos, pelo contrario: tratam como consequencia do casamento e/ou de uma noite sem proteção [o que acontecer primeiro] ou algo parecido. Dai transferem aos outros a responsabilidade de dar o essencial para as crianças: referencias.

Instant replay:
Viva e deixe viver!
não sufoque as crianças...


eu ainda não tenho filhos, mas desde então sei o que quero para eles e o que espero que sejam: quero que estejam, sempre, em paz com eles mesmos. Quero que sejam felizes. E o resto é o resto!

ps: adoro te ler, rhaaam! xeeero =)

Quem sou eu

Minha foto
Não gosto de definições, afinal, sou um ser em metamorfose, o que amo hoje, posso estar detestando (jamais odiando) amanhã. Porque mudar faz parte da evolução.

Pisciana Sonhadora 2008 © Blog Design 'Felicidade' por EMPORIUM DIGITAL 2008 | Editado por Tony - Diretor de Arte

Back to TOP