quinta-feira, 9 de julho de 2009




REGRAS

do Lat. regulare v.

tr., traçar, com o auxílio da régua, linhas em;

pautar, alinhar;

sujeitar a certas regras;

regular;

disciplinar;

moderar;

v. refl., regular-se;

guiar-se;

modular-se.



Sabemos que elas são essenciais ao ordenamento da vida, ou voltaríamos ao nosso estado de natureza, onde tudo era permitido e obviamente, ao invés de termos um mundo melhor, com cada qual fazendo o que lhe desse prazer, tínhamos uma população enlouquecida: matando, roubando e tudo mais que destruísse o próximo.
As regras apareceram, para colocar ordem na bagunça, para moderar, guiar. Só que levaram tão á sério que criaram regras para praticamente TUDO. Cada assunto, por mais simples que seja, hoje em dia, tem um manual, com milhares de regras e detalhes de como fazer.
Cozinhar um ovo: primeiro você pega uma panela, coloque meio litro de água (você precisará de um medidor para saber se na panela tem realmente meio litro de água), leve ao fogo, ascenda o fogo (dã), coloque a panela e o ovo, espere aproximadamente 15 minutos (nesse momento, você fica se perguntando: como assim: aproximadamente? Não dava pra ser 13 minutos, 16 minutos? E agora? Não sei cozinhar um ovo) Nisso, você percebe que a água já está fervendo e que também, perdeu a noção do tempo, não sabe mais se passaram 10,12,16 minutos, desliga rapidamente e volta a ler “as regras”: deixe esfriar, descarte a água utilizada (poxa, o que faríamos com uma água que acabamos de cozinhar algo??), retire a casca do ovo delicadamente, sirva com sal à gosto.(como assim à gosto??? Não tem exatamente como servir? Se é com muito sal, pouco, pimenta, arroz...desisto, realmente não sei cozinhar um ovo).

Outro dia a minha Ana chegou em casa com um desenho e a cara emburrada, eu olhei e disse que estava lindo, era uma árvore pink, com frutos azuis, daí perguntei por que a carinha triste:
_A professora disse pra eu jogar meu desenho fora e fazer outro, porque árvores são verdes e frutos vermelhos.
_E você?
_Eu disse que a minha árvore era da cor que eu queria.
_E ai?
_Fiquei até a hora do lanche sentada na “cadeirinha de pensar”.(a cadeirinha de pensar é uma espécie de castigo, fica lá, virado pra parede pensando no que fez de “errado”)
_Amor, sua árvore é linda, parabéns.
E o sorriso abriu!

Bom, não é atoa que existe tanta necessidade de “manuais”, a grande maioria não sabe fazer algo usando sua criatividade, seu gosto, sua maneira particular. Fiquei feliz em saber que minha menina de cinco anos pinta sua árvore da sua cor preferida, imagina frutas azuis e aposto que são bem doces. Acho que estou influenciando pessoas lá em casa, rsrs...espero do fundo do coração que isso seja positivo, que eles saibam impor seu espaço e opiniões, que briguem com professores por não ter decorado a matéria e aprendam a compreender da SUA maneira particular o que os ensinam.
Foi em vão a conversa com a tal professora, ela não entende uma árvore pink com frutos azuis, e quando se aprende assim, os argumentos precisam ter muito peso e se faz necessário um certo tempo de conversa, iniciamos um processo, rsrsr. (não tenha pena dos professores dos meus filhos, não sou uma mãe chata que vai lá reclamar dos arranhões, crianças caem, reclamo das “palavras” muito mais, rs)

Em geral não gosto de regras, na verdade tenho sérios problemas com elas e fica um tanto difícil educar crianças numa base que você não acredita, vivo me policiando quanto a isso, porque corro o risco de estar criando irresponsáveis, sei lá, as vezes me dá medo. Mas, tenho horror mesmo a militarismo, creio que já temos responsabilidades demais naturalmente, não quero acrescentar ainda mais com coisas bobas.

Outro dia a Ana acordou e eu estava na cozinha, era domingo (só estou nas manhãs de sábados, domingos ou feriados, rsrs), e perguntei:
_O que quer de café da manhã?
_Arroz , frango e batata frita.
_Poxa, Ka, isso é almoço, café é pão, bolo, torrada, leite.
_Por quê?

Isso: respondam-me porque não podemos comer arroz, frango e batata frita no café da manhã?

Assim como: não podemos jantar pipoca com caramelos, dormir com colchão na sala de estar de onde se vê as estrelas, passarmos uma noite inteira SÓ conversando do lado de quem se ama, sonhar com coisas que desejamos, mesmo sabendo que tem um abismo entre os dois, não tomar banho naquele dia tremendamente frio e que seu chuveiro queimou (sim, eu não tomei, mas agora a noite vou mornar água no fogão tá, sacooo)...
Não existe regra alguma que me faça deixar de sonhar, seja com o quê for.

Estou confusa, preciso ir...........

Xeroooooooooo.

5 comentários:

Uratinai Ketlis disse...

Poxa!!!
A cada nova história vc me surpreende!rsrs
Não gosta de regras??Será pq vive cercada por elas??(bonequinho pensando!rsrs)
Olha, nós temos que viver da melhor maneira sim, ser feliz é nosso ideal... desde que não atrapalhe o próximo, CLARO!rsrs

Nem sei o que falar com relação a não ter regras para criar os filhos, vc sabe, minha mãe diz que sou muito chata, acho que não, só digo isso é certo e isso é errado, vc é quem escolhe...
Acredito que devamos sim, algumas vezes impor limites, ditar algumas regras, pois mais tarde, se isso não for feito agr, iremos sofer um pouco para tentar ensinar, e como dizem " Papagaio velho não aprende a falar" srrsrs
Tô doido hj!Deixa pra lá!

Adoro-te de montão!
Bjossssssssssssssss

Unknown disse...

AHhhhhhhhhhhhh, parece que fui eu quem escreveu...kkk
Também detesto regras.Não gosto que me digam não, não aceito não...rs
E commmmmmmmmm certeza faço o mesmo q vc com meu filho. Sempre q ele me pede alguma coisa, eu digo : " PQ não ??", ai eu deixo ^^.
Mas claro, ele não me pede por exemplo pra viajar sozinho ( tem 10 anos), ou pra ir pra praça a noite, nem pra comprar um carro pra ele...sabe pq ?? PQ ele é inteligente, puxou a mãe...assim como seus filhos...e vc
nós somos inteligentes e sonhamos sempre com o que a gente pódi.
E o q q tem comer hamburguer no café da manhã ? EU já comi kkk

Beijo !!!

Unknown disse...

PS: Tb já dormi sem tomar banho, qdo estava no síto, no frio, e não tinha energia kkkkkkkkkk

Unknown disse...

"...Outro dia a minha Ana chegou em casa com um desenho e a cara emburrada, eu olhei e disse que estava lindo, era uma árvore pink, com frutos azuis, daí perguntei por que a carinha triste:
_A professora disse pra eu jogar meu desenho fora e fazer outro, porque árvores são verdes e frutos vermelhos.
_E você?
_Eu disse que a minha árvore era da cor que eu queria.
_E ai?
_Fiquei até a hora do lanche sentada na “cadeirinha de pensar”.(a cadeirinha de pensar é uma espécie de castigo, fica lá, virado pra parede pensando no que fez de “errado”)
_Amor, sua árvore é linda, parabéns.
E o sorriso abriu!..."

SIMPLESMENTE MARAVILHOSO ISSO!!!

TE ADORO iNHA... ME SINTO AGRACIADO POR TE-LA COMO AMIGA!!

BJOS MEU AMOR

Unknown disse...

Lá vou eu com meus comentários mais chatos, mais racionais, mas eu tento ser te contrapeso, kkkk, só estimulo sua loucura qdo sei que te falta a coragem e o ímpeto que me sobra onde te falta... rs

Regras sociais são regras feitas para educar o povo... não transformar em autômatos, mas civilizar para mostrar que nem sempre quem em o ego maior tem mais direito que os outros... ou, para tirar de circulação pessoas que pensam que vivem numa selva e agem como se selvagem fosse, fora isso não acho que tenhamos que seguir regras ou padrões... se fosse assim seríamos uma colônia de anêmonas... rs

Na verdade acho péssimo que a professora chegue pra sua filha e a ponha de castigo pq ela decidiu que queria ter uma árvore branca... já pensou ela sendo professora do pequeno príncipe, ou do menino maluquinho ou de tantos personagens e escritores maravilhosos???

O que seria da Alice? O país dela seria, no mínimo, das mesmices e não das maravilhas... e nunca teríamos sonhado em conhecer a fantástica fábrica de chocolates, Peter Pan então seria preso... onde já se viu uma criança que não quer crescer, que resolve lutar com piratas, que sai voando por aí com um bando de crianças que usa pijamas, conversa com uma fada pequenininha e ainda conhece um crocodilo que tem um relógio na barriga... faça-me o favor... essas história são permeadas de crianças que ingerem psicotrópicos e relatam tudo o que vêem qdo estão doidonas... pior, os escritores dessas histórias ensinam as crianças a se drogarem desde cedo... ¬¬

Uma educadora que inibe a imaginação e uma criança nada mais é que uma pessoa que não ousa e que não tem cor em sua própria vida... eu sempre fui a 'tia doida', a que brinca com as crianças e que conta histórias mentirosas, mas engraçadas, não pq minto, mas pra desperta a curiosidade e a fantasia nas crianças...

Se vc tira a sonho de alguém, vc tira dela também a motivação... não consigo imaginar uma criança desmotivada sendo um adulto brilhante e generoso... aliás, essa criança desmotivada pode se tornar uma professora sem sonhos, sem perspectiva e sem cor, que apenas ensina o que aprendeu: se vc não segue o padrão e não vive conforme o ditado, sente-se naquela cadeirinha e pense no que de errado vc fez... sonhar não é pra qualquer um... não foi pra mim então não tem que ser pra você! (ironia, claro)

Beijos pra minha amiga querida e divertida que eu amoooooo...

Quem sou eu

Minha foto
Não gosto de definições, afinal, sou um ser em metamorfose, o que amo hoje, posso estar detestando (jamais odiando) amanhã. Porque mudar faz parte da evolução.

Pisciana Sonhadora 2008 © Blog Design 'Felicidade' por EMPORIUM DIGITAL 2008 | Editado por Tony - Diretor de Arte

Back to TOP