terça-feira, 7 de julho de 2009

A ignorância "faz" felicidade.

Escrevi essa frase hoje e fiquei pensando no sentido que ela tem:

“A ignorância faz felicidade.”

Como assim FAZ??

É tão estranha essa frase, solta... ela é como as novas palavras que perderam os acentos no novo acordo ortográfico. Rsrs

Outro dia, estava conversando com uma amiga lá da fazenda onde moramos, ela me falando que é tão feliz com o pouco que tem que não entende quando eu falo que me falta felicidade. Não sou infeliz, obviamente quem tem tantas jóias preciosas na vida (minhas pessoas...tá estou sendo possessiva, mas é verdade, são minhas pessoas), mas tenho muitos momentos de felicidade, mas como falei outro dia, ando tão solitária que sinto falta de laços.

Mas, não é isso que torna a frase verdadeira. Explico:
Quando perguntei se não ela não se sentia vazia por nunca ter saído da fazenda, por não ter conhecido lugares, pessoas, sabores, ela me respondeu com um não tão seguro, forte, decidido que me deixou impressionada. E acrescentou:
_”É por isso que se sente assim, você anda demais, conhece coisa demais, gente demais e sabores demais, aí fica assim: com essa cara de saudade, esse olhar meio perdido, eu não sinto nada disso, não tenho de “quê” sentir isso, sou feliz em ter nascido aqui, morado a vida toda, nunca sai, conheci o amor da minha vida e vivemos felizes”.
Fiquei imaginando, realmente faz sentido...ou não...hahaha.

Lembrei daquele famoso caso que estudamos em filosofia do Direito, que falava de pessoas numa caverna, olhando fixamente pra uma luz que os cegava, eles estavam ali, parados, na caverna, acomodados, sem coragem de seguir a luz, até que alguém saiu e voltou falando que viu a luz, era linda e tinha muitas coisas boas lá fora da caverna e a maioria queriam o matar, pra que não destruísse o mito de que a caverna era o lugar perfeito.

Tenho certeza que eu iria seguir a luz, rsrsrs, certeza como aquele não tão sonoro e confiante que ouvi dela. Eu ia pular a cerca da fazenda (gente, pára, falo pular a cerca no sentindo de querer sair da caverna, deixem de pensar sacanagem, hahaha).
Não se trata de querer ser melhor, afinal sabemos que somos todos iguais (pensamento universal, porque igualdade real é beeeeeeeem mais complicado e complexo, não somos nada iguais, infelizmente, mas sei que me entenderam). É mais que isso, é vontade de viver, se sentir, de ver, voar... não sei exatamente o quê é, mas sei que é positivo.

A ignorância pode fazer felicidade, mas eu quero fazer momentos intensos e verdadeiramente felizes, porque creio que felicidade completa, em tempo integral, não existe, é ilusão.
Xerooooooooooo.

3 comentários:

Uratinai Ketlis disse...

Auris, que pessimismo quanto a felicidade?? Contradiz-se com a pessoa que és, com os momentos que vives ao lado dos seus...
Bem, cada qual sabe de si, não é verdade??
Acho que a frase deveria ser invertida, tipo: Não existem infelicidades, apenas, digo APENAS alguns momentos que "julgamos" desagradáveis!rsrs

Esse meu otismos exacerbado, kkkkkkkk
Quero contagiar a todos!
Viva a VIDA!!!!


Amo-te minha irmãzinha sonhadora, carinhosa...

Bjoss

Unknown disse...

É Minha amiga, tão complexo esse sentido de felicidade.
O que é pra uns, pra outros simplesmente ñ é...
Essa felicidade que alguns julgam como viagem e não destino...
Outros, como gotas de bons momentos que passamos aqui e ali... Pra mim felicidade é isso aí, são momentos. Voltamos a realidade na expectativa de tão logo retornamos a esses momentos denominado "FELICIDADE"...

Te adoro e que vc viva a felicidade que almeja, porque nós temos a felicidade em ter vc como amiga...

beijos
da Sua amiga...SOL

Unknown disse...

Concordo plenamente com tudo o que vc escreveu nesse texto...

1. Felicidade completa em todos os dias de sua vida é mera ilusão. É como te disse uma vez sobre o mundo cor de rosa, qual a graça de ver tudo em rosa? Qual o sabor de uma vitória e vc não conhece o dissabor da derrota? Pelo que você lutaria? Vai viver sorrindo como um abobalhado até quando se perde alguém que se ama? Não existe felicidade completa, existe o olhar otimista de quem dá a volta por cima nos momentos de adversidade...

2. Também acho que é ser conformista olhar pra luz e não ir até ela por medo do que ela possa significar mudanças consideráveis... também sou filha do mundo e não uma árvore que foi plantada num lugar e acha que o mundo se resume àquilo ali... parece aquela música do Chico Buarque, "Cotidiano", onde nada sai da rotina pré-estabelecida... vc pode viver em um lugar, mas não precisa se resumir a ser um ponto inexpressivo de lá...

É a famosa frase de Einstein, "uma mente que se expande nunca volta ao tamanho original"... seu olhar não tem saudades e nem tristeza das coisas que viveu... seu olhar se entristece de ver o lugar que ama pode se perder no tempo por medo de ir pra luz... engraçado que as pessoas se esquecem que a luz do sol não só aquece o corpo, mas fortalece os ossos... que o 'calor humano' é o que se almeja...

Portanto minha amiga, ande até a Luz e não se contente nunca em ser árvore... e daí se dá saudades? Só temos saudades do que foi ou é bom e o que nos fez ou nos faz feliz...

Beijos da Rê

Quem sou eu

Minha foto
Não gosto de definições, afinal, sou um ser em metamorfose, o que amo hoje, posso estar detestando (jamais odiando) amanhã. Porque mudar faz parte da evolução.

Pisciana Sonhadora 2008 © Blog Design 'Felicidade' por EMPORIUM DIGITAL 2008 | Editado por Tony - Diretor de Arte

Back to TOP