terça-feira, 15 de julho de 2008

Ariano Suassuna


Ontem, 14/07/08, tive o prazer de assistir a aula-espetáculo NAU de Ariano Suassuna.
Uma viagem pela cultura brasileira, revisitando as tradições indígenas, portuguesas e africanas, raças que deram origem ao povo brasileiro.
A aula apresentada num cenário maravilhoso, com painéis desenhados de acordo com cada música e dança, nos emociona e nos faz pensar em nossos preconceitos escondidos no fundo na nossa alma.
Nos intervalos entre cada apresentação, Ariano conta histórias que aconteceram com ele durante sua vida e que nos faz rir com tamanha espontaneidade e franqueza.
Ariano hoje é o secretário de Cultura de Pernambuco e esse projeto vem sendo apresentado nas pequenas cidades do interior.
A onça malhada, A favela e o Arraial.
O próprio, fala que a onça malhada é para nos apresentar a idéia de que não interessa se somos brancos, pretos, pardos, japoneses, o que realmente interessa é sermos HUMANOS. Essa onça não tem COR, ela é MALHADA... misturada, como todo brasileiro.
Fiquei encantada com os sons e as danças, eruditos e popupalares que se fundiram para criar uma linguagem múltipla, mostrando nossa cultura, nossas raízes.
Ariano é paraibano, mas nos confessou ser pernanbucano de alma, de orgulho dessa terra e amor por esse chão e por esse povo.
Ao chegar em casa, fiquei a imaginar como alguns detalhes que acontecem em nossas vidas, podem mostrar muito do que somos ou tentamos esconder.
É a respeito da minha carteira de habilitação (nãoooooooooooo...eu não COMPREI, tá?!?!?!? Saco, rsrs) Tirei a minha carta em Brasília, aos 18 anos, quando ainda morria de raiva da idéia de vir morar em PE. E ainda por cima, saí da civilização (era assim que eu falava, rsrs) pra ir morar numa fazenda, onde ouviamos o sapo, o galo, a vaca, ouviamos tudo...menos GENTE. rsrsrs
A questão é que ,com o passar do tempo fui me apaixonando por PE, pelas pessoas, pelo sertão e seu jeito todo peculiar de SER, porém mesmo assim, quando a minha carta vencia, eu ia no DF só para não ficar com uma carta de PE. (imaginem a imbecilidade tamanha........rsrsrs e fiz isso DUAS vezes, sim....sei que também era um ótimo pretexto pra viajar né?!?!? rsrsr)
Vai vencer agora em novembro de novo (por favor não façam CONTAS)... a minha ida ao DF em dezembro nada tem a ver com isso, OK?!?!?
Mas, a questão é que, isso é um preconceito de minha parte com o nordeste, óbvio. Sabemos que no DF, temos um Departamento de Transito modelo no Brasil e no mundo, mas, últimamente não vejo muita gente com algum tipo de orgulho vindo daquelas "bandas" não....rsrsr.
O preconceito tá lá, tá aki, tá aí.............é sim.... aí, dentro de você, escondidinho ou aparecendo em pequenos gestos, pequenas frases, que sempre achamos inocentes.
Quando Ariano diz que sucesso e êxito tem diferenças gritantes, ele está certíssimo.
Seu exemplo: de que, hoje, um grande sucesso, página em todos os jornais, vendem milhares e milhares de CDs e DVDs, é um dos destaques do Brazillian Day em Nova Iorque (New York, rsrs): Calypso (prefiro não comentar, rsrs) e OS SERTÕES de Euclides da Cunha. Daqui a CEM ANOS, qual desses ainda terá SUCESSO, e será lembrado?
Vamos prestar mais atenção nas nossas PALAVRAS, ATOS e OMISSÕES?????????
Eu estarei me policiando e também prestando mais atenção na vida de meus filhos, no que estão lendo, assistindo e ouvindo. Precisamos tomar atitudes diante dessa avalanche de merda*(foi mallllllllll, foi necessário) que a mídia vem expondo, tanto para nós, quanto para nossas crianças.
As vezes, o que achamos bobagem, vira algo muito sério e quando formos perceber, talvez seja tarde.
Nem tudo se lê ... nem tudo se ouve ... nem tudo se fala (principalmente se for pra mulher e for relacionado com sua aparência, rsrs) ... e nem tudo se come (buááááá...rsrsr)
E mais: antes de conhecer sua obra e seu talento eu ACHAVA que não iria gostar, daí, um conselho: antes de JULGAR, procure conhecer.
Vou trabalhar....
Xeroooooooooooooo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Não gosto de definições, afinal, sou um ser em metamorfose, o que amo hoje, posso estar detestando (jamais odiando) amanhã. Porque mudar faz parte da evolução.

Pisciana Sonhadora 2008 © Blog Design 'Felicidade' por EMPORIUM DIGITAL 2008 | Editado por Tony - Diretor de Arte

Back to TOP