quinta-feira, 13 de março de 2008

Quintas Intenções



Boa tarde.


De tantos argumentos e provas "concretas", estão começando a fazer com que eu realmente acredite que a humanidade é por natureza: interesseira e egoísta.

A idéia de que o homem não é capaz de agir sem interesses particulares e que jamais usamos da "boa vontade" em qualquer que seja o ato, causa me tamanho estranhamento e de cara: uma certa decepção.(nao, não quero cair na realllll) rs


Mas, se formos analisar a nós mesmos, a história, as civilizações, os comportamentos em geral, podemos finalmente acabar chegando a essa conclusão (um tanto pessimista ou realista).


O fato é: somos mesmo interesseiros e egoístas, a diferença é que: alguns de nós são MAIS , outros são MENOS e poucos (prefiro pensar assim) são: exageradamente.


Ontem, durante uma aula, um professor citou:

O único homem que agiu desinteressadamente, foi: Jesus Cristo.

E sempre que tocam em assuntos religiosos, lá vem aquela "bagunça", todos falando ao mesmo tempo e querendo se fazer ouvir, com suas opniões e crenças variadas.
E lá vem o lado bem "bonzinho" de todos os seres, rsrs.


Depois de ler, odiar profundamente, brigar e finalmente... admirar: Maquiavel, cheguei a conclusão que o homem naturalmente é má. Maquiavel não veio para denegrir a imagem do homem, acabar com ela, ou inventar tuso isso. Nada, ele provou com fatos reais que somos assim, ponto.
Patticularmante, olhei para meu interior, para minhas atitudes, para o modo verdadeiro dos meus sentimentos em relação aos "outros". E vi que precisamos "vigiar" sempre, buscar ser bom, ou pelo menos: tentar.
(não vou nem contar que virei a Maquiavélica da turma, hahaha).
Só sei que virei uma espécie de: tolerância zero da hipocrisia. Tendo crises repentinas de : "momento super sincero de ser", rsrsr.
(deixando claro que necessito, assim como todos nós, de uma pitada de hipocrisia SIM, faz bem, magoa menos o próximo)

Poxa:

_Estou aqui para adquirir "apenas" conhecimento, engrandecer o meu ser, a minha alma.

EU:

_Estou aqui na busca de melhorar financeiramente de vida, procurando através da expansão do meu conhecimento um emprego melhor, melhor salário e melhor condições de vida.

(lembrei me daquela frase: "Queria ser pobre uma vez na vida, porque ser pobre a vida toda é f*"...rsrsrs)


Em resumo, toda ação, por mais cheia de "boas intenções" que "imaginamos" , sempre tem um lado de interesse próprio. Mas, isso não quer dizer que sejamos pessoas más, ruins, terríveis, (apesar de sabermos que esse tipo é o que mais existe por ai), isso significa que somos humanos, que somos frágeis, que buscamos uma DEFESA natural.


Quando partimos da idéia de que estamos agindo de boa fé, de que estamos pensando mais nos outros do que em nós mesmos, já conseguimos ser bons o suficiente... e isso é muito difícil... é muito louvável.


Concluindo: muitas vezes é bom pensarmos que a humanidade é por natureza BOA, quem sabe, com nosso pensamento positivo e AÇÕES durante nossa vida, conseguiremos mudar as coisas.

Afinal: NADA é IMPOSSÍVEL.


Pronto, já escrevi abobrinha demais por hj, chega né?
E não adianta me dizer que eu digo e contradigo: eu já sei.
É assim mesmo, tudo muito confuso, estou em construção.

rsrs


Xeroooooo carinhoso.

4 comentários:

- VeehRibeiro #) disse...

ola minha nega!
cm sempre vc postando algo alem do obvio...
adoro seus textos!
to correndo hj! nao li tuuudo mais depois volto com calma
te adoro bjks

tony disse...

sim, sempre agimos por interesse... mesmo que o interesse seja pelo / para os outros... nem Cristo agiu sem interesse: queria mais paz e amor no mundo, uma visão de igualdade que nossos interesses não nos permite enxergar com clareza, entre outras coisas... e somos naturalmente bons, essa mesma natureza nos faz maus em determinadas situações. E ai é uma avaliação que vai depender sempre de dois pontos de vista.

Gostei da casa nova, simples e de bom gosto, só um ps [sim, estou chato como sempre]: definições com cedilha, lá na sua descrição ;), rsrs... bjão do Tony!

http://tzaum.zip.net

Laloo ઇ‍ઉ™ disse...

Saudades de te ler, florzinha!!!

Lindo o seu cantinho!!!

Ah, Inha....eu sei que Maquiavel tem lá sua razão...Os rumos que a humanidade vem tomando são prova clara disso. Mas eu sou Pollyanna versão 2008!!!! Preciso acreditar que há sempre um lado positivo em todas as situações...

Por outro lado, acho que essa coisa de auto-defesa está diretamente relacionda com o instinto de sobrevivência inerente ao ser humano. A preservação da espécie, a sobrevivência do mais forte, e por aí vai...

Só pra pensar...você e um amigo estão num barco que naufraga. Você nada muito bem, mas seu amigo não. Você faz muita, muita força pra salvar seu amigo, mas em um dado momento percebe que é deixá-lo ou morrer com ele. O que faria?

Eu te respondo...

Você o deixaria, amiga. Instinto natural!!! Triste, mas verdadeiro!!

Beijosssssssssss******

Mariana disse...

passei correndinho... pela 1º vez... (desculpa)
adorei....
li e re-li... (juro)
adoreiiii....

quando eu crescer, quero er igual a vc!!!!

bjus linda

adoro-te

Quem sou eu

Minha foto
Não gosto de definições, afinal, sou um ser em metamorfose, o que amo hoje, posso estar detestando (jamais odiando) amanhã. Porque mudar faz parte da evolução.

Pisciana Sonhadora 2008 © Blog Design 'Felicidade' por EMPORIUM DIGITAL 2008 | Editado por Tony - Diretor de Arte

Back to TOP