quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A competência é MINHA coloco ela em quem eu quiser!!!!


Oi pessoasssssssss

O título do meu post de hoje é:

A competência é MINHA eu coloco ela em quem eu quiser!!!

Hoje aconteceu mais um daqueles episódios que você pensa:

E agora? Quem poderá me defender?
(e garanto gente, só se for o Chapollin Colorado mesmo, rsrs)

 
Que os poderes públicos vivem lutando contra aquela velha imagem de servidores (servidores????? Há há há), funcionários ineficazes, enrolões, estamos sabendo, MAS, o que eles realmente FAZEM para mudar o quadro é o que estou procurando e não acho.

Você chega perante um Conselho Tutelar que não tem conhecimento do que significa Bulliyng, será que terá coragem de expor seu problema? É bem complicado sentir que está pedindo ajuda de um cego para atravessar um cruzamento movimentado.

 
Hoje, uma senhora de aproximadamente 40 anos estava no auge de uma crise psicológica, mostrando um comportamento agressivo, descontrolada e prestes a causar algum dano a si mesma ou a alguém, porque ela estava numa sala onde haviam outras pessoas. Todos estavam assustados e mesmo tentando acalmá-la, ela somente mostrava mais violência nas palavras e gestos, até mesmo ameaçando quebrar um vidro.

No intuito de ajudar e até mesmo EVITAR que algo pior viesse a acontecer, liguei para o 193 e falei com um membro dos bombeiros que estava de plantão, expliquei a situação e ouvi que não era da competência deles prestar socorro a este tipo de caso, somente se já houvesse acontecido algum ato “real de violência”, que eles poderiam nos socorrer (penso que seria ela ter tacado fogo em si os em algum de nós). Neste momento o senhor bombeiro me indicou como competente para tal situação a Polícia Militar no número 190.

 
Liguei para 190 e um policial me atendeu, novamente expliquei toda a situação e antes mesmo de esclarecer que já havia ligado para os Bombeiros, ele me indicou que era da competência deles e não da PM. Ouvi novamente a explicação que se a situação já fosse de algum ato mais violento ... atentado a vida, seria diferente.

 
Como se trata de município e depois de obter a informação de que a Guarda Municipal ou a Secretaria de Assistência Social poderia ser competente, liguei para Prefeitura, foram me passando de um para outro num total de quatro “ouvintes” da mesma história que estava acontecendo até me falarem que eu desse um jeito e chamasse algum parente da senhora descontrolada psicologicamente.



Fiquei imaginando onde está todo aquele discurso a respeito de PREVENÇÃO, de como o poder público deve zelar pelo bem do cidadão, de como religiosamente pagamos nossos impostos e taxas de segurança pública...

 
Então concluímos que, em caso de situação de risco aparente, a palavra PREVENÇÃO não existe para os poderes de públicos ... primeiro alguém é violentamente agredido, alguém morre, aí sim: a prestação do serviço é devidamente prestada. Mas então seria IML ou Samú né???

 
Por fim eu liguei para o Ministério Público (sim, eu sou teimosa e quem me conhece sabe disso), falei com uma pessoa, contei todas as distribuições de competências e que minha impressão é que NINGUÉM é competente para tal situação, esta que me explicou que as coisas não funcionam como imaginamos (DÃ!!!!!) , mas que se eu tivesse PACIÊNCIA e esperasse para que alguém superior, como o promotor chegasse, talvez pudesse me ajudar.

Portanto: em situação de risco: aguarde a pessoa se acalmar naturalmente, ou espere ela agredir alguém, ou espere ser agredido ou agrida logo de vez pra acelerar o processo, ou dobre o joelho e reze...
E sabe como isso tudo foi resolvido? Não foi. Um conhecido da senhora veio e a retirou a força do ambiente.

E resumo tudo em: descaso.
Descaso com população, com a prevenção a violência, com a saúde pública, com o SEMELHANTE. Nem quem é PAGO para fazer o seu papel de ZELAR está se lixando para isso.

Então, façamos o seguinte: Pague para não ser preso como sonegador fiscal e reze para não precisar.
Vim somente fazer um desabafo, porque estou extremamente decepcionada com todo o acontecido.
Porque hoje, desejei muito que os sonhos infantis em relação as profissões premanecessem para sempre em nossas vidas, principalmente quando eles se tornassem realidade, o sonho de ser policial, bombeiro, segurança: para ser o HERÓI, salvar, ajudar, prestar socorro, ser solidário....ai sim, valeria a pena ter orgulho da profissão.

Estou batalhando muiiiiiiiiiiito para me tornar advogada e se chegar o dia que somente seja importante receber a grana no final do mês, que eu lembre de tudo que já passei na vida e abandone a profissão.


:(

2 comentários:

tony disse...

mais que as funções que ocupam, um "momento social" que vivemos onde tragédia só se tiver sangue, absurdo só se o roubo for diretamente no nosso bolso, e doloroso se for apenas nos nossos proximos, ou naqueles que são d(o) nosso sangue.

E geralmente as pessoas sem noção tratam as outras como elas comportam-se. Triste...

fazia tempo que eu não aparecia cá, né? vida que não deixa... xero!

Mario disse...

Indignado!

Quem sou eu

Minha foto
Não gosto de definições, afinal, sou um ser em metamorfose, o que amo hoje, posso estar detestando (jamais odiando) amanhã. Porque mudar faz parte da evolução.

Pisciana Sonhadora 2008 © Blog Design 'Felicidade' por EMPORIUM DIGITAL 2008 | Editado por Tony - Diretor de Arte

Back to TOP