quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Nordestino sim sinhô!!! Oxi!!!!!

Oi pessoasssssssssssssss.

Bom...já andei falando por ai sobre o show do Frejat em Triunfo, que por sinal eu ameiiiiiiiiiiii.
Tantas músicas me bagunçam meus sentimentos, reviram minhas lembranças, me fazem pensar em TUDO.

"adoro um amor inventado"

"migalhas dormidas do seu pão me interessam"

"Procuro um amor    Que seja bom prá mim"

"Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero..."

aiai...suspiros....rsrs
Enfim, um comentário do Frejat durante o show me deixou pensativa...
"Vou cantar algumas coisas que vocês não estão acostumados"
Mas...durante todo o show ele foi seguido por um coro da multidão e creio que isso o deixou surpreso.

Na verdade, a grande maioria das pessoas acham que os nordestinos só curtem forró, brega e música sertaneja (ressalvo que deveria existir uma LEI proibindo denominarem essa mer%$# que tocam hoje em dia de forró). 
 Gente, eu juro que aqui, existem coisas além disso, rsrsrsrs Ô.

Então, vou postar um texto meu escrito em 2007, quando voltei de minhas férias (SP/RJ), fatos reais, sem tirar nem pôr, rsrsrs...Mas que fora o lado real e triste da coisa, é bem divertido.

Bjs

Segue o texto:

Você já encontrou alguém “sem noção”???

Uma pessoa “sem noção”, “mala”, “sequelada”, não tem nada a ver com cultura, grau de estudo, classe social, ou educação, podemos nos deparar com um “SER” desses a qualquer momento de nossas vidas. E dou um conselho de amiga: junte todas as suas forças do BEM, mentalize cachoeiras, brisa, música calma, respire profundamente e fique longe de objetos pontiagudos e cortantes, para não correr o risco de cair em tentação.

Eu “achava” que já tinha conhecido alguém assim, até minhas últimas férias, quando conheci a PRI, uma jovem senhora de 28 anos, casada, que nasceu em Pernambuco, mas, se mudou para “Sampa” ainda bebê e desce do salto se alguém tocar no assunto “nordeste”.

Logo que cheguei em São Paulo para passar uns breves quinze dias de férias, me hospedei na casa de uma grande amiga de infância, a tia da PRI. Eu já sabia que iria ouvir piadinhas da “caipira na cidade grande”, afinal já se foram dez anos desde que me mudei pra fazenda, mas, nada comparado aos “acontecimentos” que estavam por vir.

No sábado, minha grande amiga me levou para conhecer a PRI, e de cara ela me recebeu com a frase:

_Nossa, você nem parece que veio do MATO, meu... Putz.(nesse momento me vi, com os cabelos despenteados, vestida numa espécie de roupa de couro de bode, descalça e com a pele grudenta...ai que horror...rs)

Essa primeira impressão, eu tirei de letra, afinal, sou uma balzaquiana equilibrada.

O dia foi passando e as perguntas a respeito do MUNDO RURAL eram tão inocentes que eu segurava o riso a todo momento.

Quando contei que iria a um ORKONTRO (em dezembro teve um orkontro de membros da comunidade que eu freqüentava muito, aliás, foi muito interessante), foi muito engraçado o ar de espanto na cara de todos que estavam presentes na sala. E a PRI foi logo me abrindo os olhos, que essas pessoas de internet, adoram estuprar, matar e se aproveitar de pessoas matutas, inocentes e bobinhas que vivem no MATO.

Eu ainda não tinha ido a nenhum shopping e propus que fossemos, mesmo porque, os presentes de Natal de meus filhos ainda não haviam sido comprados. Sem contar que shoppings em finais de ano, são verdadeiros espetáculos de luzes e sonhos. Mas, qual foi minha surpresa ao ver que “a loira” tomou um susto com a minha idéia e foi logo avisando:

_A, querida, preciso te contar que shopping é um lugar muito caro, acho que você não está preparada não. Precisa ter muito dinheiro pra ir “num desses”, estou te avisando como amiga pra você não passar vergonha. É melhor ir na Rua 25 de março, ou mesmo numa dessas lojinhas perto de casa.

Nesse momento, foi a primeira vez que respirei fundo, porque todos na sala olhavam para mim. Mas, eu simplesmente falei que: com os filhos, vale a pena gastar até os centavos.

Então, lá fomos nós...rsrs

PRI segurou a minha mão na entrada, para eu não bater com a cara na vidraça. Realmente, nesse momento, eu senti como a maternidade tinha me transformado numa mulher calma e serena. E que “ela” não passava de uma criatura de boa vontade comigo.

Quando eu disse para “a turma” que precisava passar num caixa eletrônico, a PRI logo avisou que sabia onde ficava um caixa do meu banco e me arrastou para uma escada rolante que subia... estando no segundo andar, ela disse que havia se enganado e que era no andar de baixo mesmo...para minha surpresa, ao estar conferindo o meu extrato bancário, ouvi quando a mesma comentou com a irmã que o que realmente queria ver, era se EU sabia “andar” na escada ou se ia me espatifar no chão. (parem de rir, isso não é ficção?!?!? srsr). Foi aí, que eu percebi, que não se tratava de uma criança mimada ,(sim, existem crianças mimadas de 28, 29, 30, 40 anos), mas, de uma criança má.
Porém, precisava de mais uma confirmação.
Estávamos passando em frente das lojas C&A, e vi uma blusa lindinha, e quando fui me aproximando, “nossa amiga PRI” disse:
_Você já entrou numa dessas alguma vez na sua vida? É bem bacana, mas ainda acho caro “pra você”!
Com a minha confirmação que realmente “eu” era a DIVERSÃO do passeio, pensei duas vezes para responder, e peguei levinho:
_A, querida, todo pobre que se preze, tem um cartão C&A.
Nem esperei resposta, fui entrando na loja.

Eu sentia que ela não queria me magoar, que a maioria das coisas que falava, saiam com espontaneidade, o que me confundia e segurava a minha “língua” na boca.

A hora do lanche também foi incrível, porque as pessoas agiam como se eu não soubesse me servir, como se eu não soubesse falar, pedir, escolher e as explicações da PRI, sobre o que era cada prato eram simplesmente hilárias. Hambúrguer é um bife redondo de carne moída,(com certeza meu filho de cinco anos definiria exatamente assim). rsrs

Não sei se eu ria ou chorava, mas... ao chegar em casa e ficando sozinha, cheguei a conclusão que quem mais se divertiu fui eu. Sem contar que me surpreendi com uma paciência que não sabia que possuia.

Só algo me deixa triste, que muita gente que pensa assim: que somos pessoas sem cultura, que por aqui ainda não chegou sinal de parabólicas, (TV a cabo nem em sonho né?!?!), que só sabemos a teoria do que é um mundo moderno, que nosso meio de transporte é a carroça de jegue, os PRECONCEITOS estão por aí, que saibamos “driblar” pelo menos a maioria deles.

Uma coisa é certa, o sertanejo mais matuto também poderia agir igualzinho a PRI com um “paulistinha”... afinal: pessoas SEM NOÇÂO PODEM ESTAR EM QUALQUER LUGAR!
PS- A Pri, vem passar férias aqui em PE esse ano, já ofereci minha casa. Qualquer coisa, eu conto procês, viu?!?!?!?
Podem parar, não vou fazer maldade.

Xerooooooooooo da INHA.

PS_ SIM, curtimos forró, buxada de bode, tripa frita(gentem eu adoro tripa crocanteeeeeeeeee) rsrsrs..
Mas, ha muito tempo o nordeste deixou de ser terra SECA que só cresce cacto...
Temos terras férteis irrigadas, roças modernas, agricultores que trocaram jegues por motos, mulheres chefes de famílias ...
O mundo mudou e nós também o acompanhamos, já seguimos de cabeça erguida por muitos caminhos rumo a nossa sustentabilidade.
Saibamos CONHECER primeiro para só depois emitirmos uma opinião a respeito.














































2 comentários:

Anônimo disse...

Nem vou dar bom dia, já vou começar abafando... que porra é essa????? A vida inteira vc escutou desaforo calada? Por isso fica fácil te magoar... vc 'aguenta'...

Olha, preconceito é um mau da humanidade, pq é um meio torto de se cometer atrocidades em nome de um sentimento de superioridade em que a pessoa se dá esse título de "melhor", mas seguindo apenas o seu ponto de vista egoísta.

Morei anos no nordeste e não é que aí vcs sejam atrasados... talvez exista a permissibilidade dos pensamentos coronelistas em que apenas as casas grandes desfrutam do conhecimento, até pq o conhecimento é libertador e te dá poder e coronel que é coronel jamais dará uma fatia do seu bolo em favor de um bem comum...

Eu se fosse você teria colocado ela no lugar e vou te dar a explicação do pq uma única vez: qdo vc mostra pra pessoa logo de cara até que ponto ela pode ir, ela aprende que depois daquele ponto ela não terá nem seu respeito e nem a sua consideração.

Calar para parecer educada é uma forma de não se mostrar pro mundo e vc não precisa gritar para o mundo te ver... apenas faça como a 'super nanny'... abaixe-se, olhe nos olhos e fale com seriedade que não tolerará este tipo de comportamento... e essa lição serve para TUDO na sua vida.

Desejo tanto quanto vc que o Frejat tenha um poder modificativo e curativo na sua vida, pois na vida existe tempo pra tudo... tempo pra plantar, tempo pra colher... e não se esqueça de que qdo plantamos maçã, colheremos maçã, não se iluda e nem espere morangos pois vc não os colherá.

Vc sabe que sou realista demais, pé no chão demais e ainda assim alegre demais... uma coisa não suprime a outra... somos o que somos e ainda assim conseguimos mudar e aprender a ser mais e melhor... então ATENÇÃO: não é seu momento de colheita, mas sim o momento de preparar a terra para plantar... adube asse terra com muito amor e muita fé que o resultado da colheita irá te surpreender... ACREDITE!

Te espero na colheita!

Amo-te!

Marioi disse...

Concordo com Rê, palavras sábias de alguém que gosta de você de verdade. Reflita sobre elas.

Quem sou eu

Minha foto
Não gosto de definições, afinal, sou um ser em metamorfose, o que amo hoje, posso estar detestando (jamais odiando) amanhã. Porque mudar faz parte da evolução.

Pisciana Sonhadora 2008 © Blog Design 'Felicidade' por EMPORIUM DIGITAL 2008 | Editado por Tony - Diretor de Arte

Back to TOP